Stellantis é barato o suficiente?

Sydenia

Analista de investimento

sexta-feira, 4 de outubro de 2024 às 17:53

Um ano atrás, GM, Ford e Stellantis enfrentavam a greve da UAW (United Auto Works) – tem vídeo no canal –, que durou 6 semanas e resultou em um aumento salarial de 25% acompanhado de outros benefícios. Stellantis se recuperou muito bem até março desde ano e o que se seguiu foi uma queda livre, resultado de uma nova rodada de demissões e problemas gerenciais.

O nome Stellantis pode ser novo para alguns, já que a empresa nasceu em 2021 a partir da fusão entre a Fiat Chrysler e a PSA Group (Peugeot), mas o seu portfólio é de gigantes, contando com grandes marcas, como Dogde, Fiat, Jeep, Ram, Alfa Romeo, Citroen, entre outras.


O RUIM

A fraca demanda, impulsionada por consumidores mais cautelosos, combinada com a intensificação da concorrência, em especial das montadoras chinesas, são os grandes ventos contrários que a empresa está lidando esse ano. Stellantis está vendo sua participação de mercado encolher, o que está afetando a sua lucratividade.

Os estoques subiram rapidamente entre 2022 e 2023 e a empresa precisa reduzi-los. Com urgência! E a urgência é tamanha que a meta de limitar os estoques a 330 mil unidades até o final de 2025 foi antecipada para o final de 2024, o que implica descontos e piora na performance operacional.


Stellantis espera que seu Fluxo Livre de Caixa Industrial fique entre - € 10 e - € 5 bilhões contra a expectativa anterior de caixa positivo.

2024 será um ano ruim, mas a administração acredita que as medidas tomadas hoje se revertam em um desempenho operacional e financeiros mais fortes em 2025.

O BOM 

Nem tudo na Stelantis é horrível! Sua margem Ebit, por exemplo, está em torno de 10%, o que é superior ao da Volkswagen, GM e Ford e, apesar de não operar no mesmo segmento premium que a BMW, tem uma margem muito próxima.

Isso significa que a empresa tem fôlego para as promoções que precisarão ser feitas e os dias ruins que ainda hão de vir.

Além disso, o balanço da empresa é mais um suspiro de tranquilidade em meio a tempestade: a empresa tem uma posição de caixa próximo a € 40 bilhões e uma dívida de cerca de € 32 bilhões, o que implica em uma dívida líquida negativa. Essa posição é privilegiada e a Stellantis consegue financiar suas operações nesse período turbulento.

LINHA DE FUNDO

Embora a empresa tenha um certo fôlego financeiro, a expectativa negativa de fluxo de caixa é abismal! Então até que ponto sua posição financeira conseguirá sustentar a situação negativa? A queda nas taxas de juros é um vento a favor, mas o sentimento do consumidor ainda está muito deprimido, com taxa de inadimplência elevada.

 

A avaliação hoje é inferior a 3x, mas não há fundo para uma ação!


 

 

A Central do Reit

Sobre nósNosso siteBlog

Contatos e Suporte

Atendimento ao cliente

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 18h30

Esse site foi desenvolvido para disponibilizar relatórios de análise elaborados pela Analista Sydênia, CPNI 3301. Esse site não possuí vinculo com qualquer casa de análise, mas é uma plataforma para atividade de análise autônoma.

© 2025 Central do Reits. Todos os direitos reservados | Versão do Sistema: 0.4.3