Logo Central do Reits

Public Storage, dividendo importa

Sydenia

Analista de investimento

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023 às 16:25

 

Dividendos importam e mesmo que nós, investidores, estejamos dispostos a aceitar ações de empresas que optam pelo reinvestimento em detrimento a distribuição, o objetivo final de 99 a cada 100 investidores é poder desfrutar de renda passiva quando ela finalmente for essencial, isto é, quando nossa velhice e aposentadoria chegar.

 

As empresas sabem disso!

 

Na semana passada, Public Storage (NYSE: PSA), maior REIT do setor de Self-Storage, aumentou seus dividendos em 50%. Isso mesmo: 50%!

 

É claro que esse aumento é uma manchete e tanto, mas analisando o histórico de pagamentos de PSA, desde 2017 que não havia alteração e o valor estava em $ 2,00/ação, conforme visto no gráfico abaixo.

 

Nos últimos anos, PSA tem distribuído uma parcela importante do seu fluxo de caixa em dividendos. A média de 2017 até 2022 é de um payout em 73%, mas apenas em 2021 que podemos perceber essa taxa caindo para patamares abaixo dos 70%. O que isso significa? Que o fluxo de caixa de PSA só viu um aumento significativo em relação a distribuição de dividendos agora.

 

unnamed (1).png

 

O payout em 2022 tem sido baixo, e isso explica a folga de caixa que PSA se encontra para finalmente aumentar seus dividendos e em um patamar considerável de 50%.

unnamed (2).png

E apesar desse crescimento substancial, é curioso verificar que, com o FFO/ação previsto em 2023 de $ 16,60, o payout após a elevação passa a ser de 72%, o que ainda é bem conservador. 

 

HOSTILE TAKEOVER

 

Na mesma semana, Public Storage anunciou que pretende adquirir Life Storage (NYSE: LSI). Antes desse anúncio público, PSA tentou fechar acordo em particular, que foi prontamente rejeitado por LSI. Como tentativa de aquisição hostil, Public Storage veio a público anunciar os seus planos.

O gráfico abaixo mostra o que aconteceu com as ações de Life Storage após o anúncio. Um aumento intraday de 11%, com a cotação fechando a semana acima dos 9%.

unnamed (3).png

Isso é normal quando há anúncios de aquisição: o preço do vendedor sobe e do comprador cai. Public Storage encerrou a semana com queda de 3% na cotação.

 

E qual é o cenário mais provável agora?

De acordo com os termos da oferta de PSA, os acionistas de LSI receberiam 0,4192 de ações ordinárias de PSA para cada ação de LSI que possui. Abaixo segue uma tabela considerando os valores de fechamento de quinta-feira, dia 09/02/2023.

unnamed (4).png

Em uma das propostas feitas pela Public Storage em 05/02/2023, PSA escreve: “acreditamos que seus acionistas merecem ser informados sobre nossa proposta de transação e ter a oportunidade de expressar suas opiniões, e estamos tornando esta carta pública devido à recusa em se envolver em qualquer diálogo significativo, incluindo sua declaração por escrito em 29 de dezembro de 2022, que a Life Storage “não está à venda””.

Como podemos ver, o objetivo de PSA ao tornar público a negociação é fazer os acionistas exercerem pressão para a venda. Mas pela tabela acima apresentada, o desconto atual de Life Storage é de apenas 3,5% em relação à oferta. Embora claramente seja um bom negócio para os acionistas, dificilmente o prêmio oferecido causará entusiasmo significativo para que de fato essa aquisição ocorra.

 

Portanto, o que esperar?

É improvável que a oferta atual seja aceita por Life Storage, restando à Public Storage dar um lance mais alto. As sinergias do negócio são claras e o empenho de PSA nessa aquisição é notável. Acreditamos em uma possibilidade real da negociação se concretizar a depender do número que PSA colocará na mesa.  

A Central do Reit

Sobre nósNosso siteBlog

Contatos e Suporte

Atendimento ao cliente

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 18h30

Esse site foi desenvolvido para disponibilizar relatórios de análise elaborados pela Analista Sydênia, CPNI 3301. Esse site não possuí vinculo com qualquer casa de análise, mas é uma plataforma para atividade de análise autônoma.

© 2024 Central do Reits. Todos os direitos reservados | Versão do Sistema: 0.3.9

YouTubeInstagram