Logo Central do Reits

OUTUBRO É UM EXCELENTE MÊS PARA INVESTIR

Sydenia

Analista de investimento

segunda-feira, 10 de outubro de 2022 às 16:09

Curiosamente, outubro é um mês que coincide com quedas nos mercados financeiros. Esse efeito é conhecido como ponto de inflexão de Mark Twain, pois no seu livro “Pudd’nhead Wilson” há uma passagem: “Outubro é um dos meses particularmente perigosos para especular em ações. Os outros são julho, janeiro, setembro, abril, novembro, maio, março, junho, dezembro, agosto e fevereiro”. 

 

Embora empiricamente isso possa ser observado, acreditamos que outubro de 2022 é um excelente mês para os investidores de REITs. E digo isso não apenas pelo lançamento da nossa carteira recomendada, em que dos 10 ativos analisados, 9 estão com status de “compra” (buy) e apenas um com “manutenção” (hold). Mas, hoje, dedico-me a mostrar por que outro fator nos faz acreditar que este é, sim, um mês para sermos ativos no mercado americano de Real Estate.

 

O efeito dos juros 

Em 21 de setembro, o Federal Reserve (FED), banco central dos Estados Unidos, anunciou nova elevação da taxa de juros em 75 pontos bases, levando o juro americano para a faixa de 3,00% - 3,25%. Também foi apontado juros em 4,4% ao final de 2022 e 4,6% ao final de 2023. A última vez que os juros estiveram nesse patamar foi em janeiro de 2008 (Gráfico 1). 

 

C:\Users\ismael.fernandes\Downloads\generate_fund_chart (6).png

Gráfico 1. Histórico de taxa de juros nos EUA

Que o aumento dos juros reduz a capacidade de investimento, isso já é fato consumado. Todavia, a taxa de juros também opera em consonância para a redução do seu valor. De forma resumida, com o aumento dos juros, há um aumento do rendimento dos papéis de 10 anos do tesouro americano, que é utilizado como taxa de desconto pelas empresas, em especial, as de tecnologia, no cálculo do seu valor presente líquido (VPL). Se a taxa de desconto aumenta, o VPL cai e cai também o valor atribuído a esses ativos (Gráfico 2). 

 

C:\Users\ismael.fernandes\Downloads\generate_fund_chart (7).png

Gráfico 2. Yield dos títulos de 10 anos(roxo) comparado aos preços do Technology Select Sector SPDR Fund, ETF do segmento de tecnologia(laranja).

 

Dito de outro modo, o retorno das empresas, principalmente, mas não somente, as de tecnologia, é calculado com base nos seus fluxos de caixa futuros descontados e o seu valor de mercado é atribuído conforme seu retorno. Portanto, o resultado é uma redução no valor atribuído aos ativos e queda na cotação. 

No Gráfico 3, podemos ver o comportamento do QQQ (NASDAQ: QQQ), ETF que acompanha o índice Nasdaq, comparativamente ao VNQ (NYSEARCA: VNQ), nos últimos 12 meses, período em que o rendimento do Tesouro de 10 anos subiu 262 pontos base (saiu de 1,35% para 3,97%).

C:\Users\m161004\Downloads\VNQ_QQQ_chart (1).png

Gráfico 3. Comparativo dos preços dos ETF’s VNQ (roxo) e QQQ (laranja)  nos últimos 12 meses, período em que o rendimento dos papéis do Tesouro de 10 anos subiu de 1,35% para 3,97%.

 

Tal efeito será maior quanto maior o prazo de retorno dos projetos da empresa. De forma geral, as empresas de tecnologia são as mais afetadas. O pulo do gato dos REITs é que eles já estão recebendo seus aluguéis hoje, de forma que seus fluxos de caixa descontados estão mais próximos do atual. Sua cotação é afetada mais pelo humor do mercado do que pelo desconto de seus fluxos de caixa. 

 

O Cap Rate varia em consonância com a taxa de juros

 

Cap rate é a taxa de capitalização de um imóvel, calculado pela razão entre o NOI anualizado e o custo de aquisição. Calma, pois vamos desmembrar essa fórmula!

 

NOI é a receita operacional líquida, diferença entre a receita da operação (aluguéis) e as despesas. Ex: Um imóvel é alugado por $ 3.000,00, em que o inquilino paga o imposto e o seguro, mas o proprietário arca com os custos de manutenção, estimados em $ 250,00 por mês. O NOI mensal desse imóvel é $ 2.750,00, e anualizado está em $ 33.000,00. 

 

Se o imóvel foi adquirido por $ 500.000, então, o cap rate é $ 33.000/$ 500.000 = 6,6%.

 

O valor do aluguel é definido pelo cap rate esperado pelo REIT. Quando a taxa de juros está baixa, o cap rate exigido é menor do que quando a taxa de juros está alta. Assim, se um REIT exigia um cap rate de 5%, ao subir a taxa de juros, o REIT exigirá um cap rate de 7%, por exemplo.

 

O grande diferencial dos REITs é que a sua taxa de capitalização varia conforme as taxas de juros se alteram.

 

Se olharmos para a exposição dos REITs comparativamente à das stocks, vemos que a sua cotação também será afetada, mas a taxa de crescimento não da mesma forma. 



O Gráfico 4 demonstra que os REITs historicamente têm se saído bem em ambientes de elevação de taxas de juros. Os REITs tiveram retornos totais positivos em 85% dos períodos em que houve aumento do rendimento dos papéis do Tesouro no período analisado, que engloba o 1° trimestre de 1992 ao 4° trimestre de 2021.

Gráfico 4. Relação entre a variação de aumento no rendimento do Tesouro de 10 anos e o retorno total dos REITs: retornos totais positivos em 85% dos períodos com aumento dos rendimentos do Tesouro.  Fonte: NAREIT.

 

Você pode pensar: mas o custo da dívida também aumenta, certo?

Aqui, entra a importância de REITs focados em crescimento manterem baixo payout. Se o REIT reteve caixa, ele conseguirá direcioná-lo para rendimentos maiores. Ou seja, se o REIT fez sua poupança para utilizá-la quando a taxa de capitalização está alta. 

Portanto, se o seu foco é investimento de longo prazo, não se preocupe com as altas taxas de juros. Aliás, torça pelo viés hawkish do FED (i.e., postura de combate à inflação por meio do aumento dos juros) e os seus dividendos multiplicarão. 

O mercado é feito de ciclos e no momento de expansão, e redução das taxas de juros, veremos o cap rate subir. Para o investidor que se posicionou no momento certo o fluxo de pagamentos continuará crescente (dividendo) e o ganho de capital virá por meio da valorização do REIT,  no momento certo.

A Central do Reit

Sobre nósNosso siteBlog

Contatos e Suporte

Atendimento ao cliente

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 18h30

Esse site foi desenvolvido para disponibilizar relatórios de análise elaborados pela Analista Sydênia, CPNI 3301. Esse site não possuí vinculo com qualquer casa de análise, mas é uma plataforma para atividade de análise autônoma.

© 2024 Central do Reits. Todos os direitos reservados | Versão do Sistema: 0.3.9

YouTubeInstagram